NOTÍCIAS

08/03/2021 | 08h32

DIA DA MULHER: Física Médica Leslie Parra é a funcionária número 1 do HCAA

Décadas de dedicação e compromisso marcam trajetória da primeira colaboradora registrada no HCAA

|
Compartilhe:
Funcionária número 1 do Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão, a Física Médica Leslie Parra foi a primeira colaboradora a ser registrada no hospital, há mais de 25 anos. Abrindo caminhos desde o princípio, quando escolheu uma rara profissão, até então dominada pelos homens, ela conta que precisou coragem, força e muita dedicação para se firmar no segmento. “Na época esperava-se que as mulheres enveredassem para a docência, mas quando soube que a Física aliada à Medicina poderia ajudar a salvar vidas eu não hesitei. Aplicar a Física diretamente na prática da Medicina através da tecnologia para ajudar a curar as pessoas foi muito encantador e decisivo para minha escolha”, conta a Dra. Leslie.
O caminho não foi fácil para esta paulistana, com ascendência lituana: “Foram muitos dias, noites sem dormir estudando, mas passei em 1 lugar para Residência em Física Médica no IAMSP (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo), um dos únicos do País na época que oferecia o curso”. Quando questionada sobre a profissão, até hoje desconhecida de muitos, ela explica com muito orgulho e sorriso nos lábios: “A Física Médica é uma profissão de alto risco e alta complexidade que envolve os campos da medicina nuclear, com utilização de tecnologias e aparelhos radioativos para tratamentos e diagnósticos. Na Radioterapia, segmento ao qual optei, nós somos responsáveis e acompanhamos desde a montagem do Acelerador Linear (aparelho que emite radiação, usado no tratamento contra o câncer), seu aceite, operacionalização, calibração e qualidade do aparelho”, explicou.
Além disso, em consonância com um médico Radioterapeuta, a Física Médica realiza os cálculos das doses e áreas a serem aplicadas os feixes de radiação para destruir as células tumorais, prezando ao máximo pela segurança do paciente e qualidade do tratamento. “Aqui no HCAA tenho o privilégio de trabalhar desde o início com uma grande médica Radioterapeuta, Dra. Eva G.S. Amaral, cuja atuação é impecável, de altíssimo nível, com profundo cuidado, seriedade, qualidade, respeito e humanização propiciando o melhor ao paciente. Temos uma excelente equipe”, ressaltou.
Integrante da história da oncologia no Estado, a Dra. Leslie, lembra que o HCAA além de ser um dos primeiros a realizar tratamentos em Radioterapia voltados aos pacientes SUS no Mato Grosso do Sul, atualmente também é o único hospital a oferecer a Braquiterapia, tratamento ginecológico contra o câncer de colo de útero, que introduz localmente o material radioativo para destruir o tumor, modalidade cuja responsabilidade também é compartilhada pela Física Médica.
Nestas décadas de profissão e atuação exclusivas no HCAA, esta mulher extraordinária espera que seja possível sempre acompanhar a evolução:”Meu objetivo é continuar contribuindo com a ciência a favor da vida. Espero do fundo do coração que possamos acompanhar e modernizar nossos equipamentos para continuar a ofertar sempre o melhor aos pacientes”.
Neste Dia Internacional da Mulher parabenizamos a todas as incríveis mulheres que, assim como a Dra. Leslie Parra, venceram barreiras e abriram caminhos em diversos campos profissionais, fazendo história com muito amor à vida.
Tag3 - Desenvolvimento Digital