NOTÍCIAS

01/10/2019 | 14h15

HCAA faz mamografias gratuitas durante Outubro Rosa

Até o final deste mês as mulheres entre 45 a 65 anos poderão vir diretamente ao HCAA e realizar o exame

|
Compartilhe:

Até o dia 31 deste mês o Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão (HCAA) estará de portas abertas realizando mamografias gratuitas para mulheres entre 45 e 65 anos, faixa preconizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

 

As mulheres podem vir diretamente ao hospital e realizar o exame gratuitamente. Não é necessário agendamento. Serão distribuídas senhas e ofertados 85 exames por dia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Os resultados serão disponibilizados em até 15 dias úteis. Informações: 3041-6000.


A campanha é uma parceria do Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão (HCAA), ONG Américas Amigas, Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande-MS e o SESC-MS que disponibiliza uma carreta que está em frente o hospital. As mamografias serão disponibilizadas no HCAA e também na carreta do SESC-MS.

 

O “Outubro Rosa” é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Promovida anualmente, a campanha visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

 

A medida visa multiplicar o acesso ao exame, dentro das recomendações preconizadas para as mulheres realizando o rastreamento para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. Palestras também serão realizadas pelos profissionais do HCAA para desmistificar crenças em relação à doença, minimizando dúvidas e esclarecendo sobre as formas de redução de riscos e de detecção precoce da doença.

 

O movimento internacional intitulado “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Sobre o câncer de mama

 

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. Relativamente raro antes dos 35 anos, a incidência cresce progressivamente após esta idade, especialmente após os 50 anos.


Estatísticas


De acordo com o INCA, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil (depois do de pele não melanoma) respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Estimativa 2018/2019 aponta 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil, sendo 830 casos novos no Mato Grosso do Sul.

 

Em média são realizados no HCAA cerca de 9.600 procedimentos/ano (cirurgias, quimioterapais, radioterapias, consultas, etc) no segmento. No HCAA 60% das quimioterapias são para mulheres em tratamento com câncer de mama. Quando detectados no início há grandes chances de cura.

Tag3 - Desenvolvimento Digital