NOTÍCIAS

10/04/2021 | 15h01

NOTA PÚBLICA

Mensagem do Presidente da FCPMS-HCAA, Amilcar Silva Júnior

|
Compartilhe:

Enfrentamos um dos piores momentos da pandemia Covid 19 no nosso Estado, no País e no mundo. 

O Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão (HCAA), instituição filantrópica com atendimento majoritário voltado aos pacientes oncológicos SUS, tem se desdobrado para manter suas atividades especializadas em oncologia (não somos hospital geral). 

Vínhamos conseguindo não só manter integralmente nossas atividades, como ainda ceder leitos de UTIs para os poderes públicos de saúde, principalmente como retaguarda Covid e pós Covid 19 do Hospital Regional Rosa Pedrossian, unidade referência no combate ao Covid 19 no Estado. 

Nosso auxílio infelizmente chegou ao limite,  fomos obrigados a adiar cirurgias oncológicas eletivas diante da falta de medicamentos e insumos (sedativos, relaxantes musculares e outros necessários para intubações/procedimentos gerais) para UTis. 

Não encontramos fornecedores no varejo, distribuidoras ou indústrias que tenham os referidos  medicamentos e não há previsão de chegada dos mesmos, situação igualmente enfrentada por grande parte das instituições de saúde do País. Nosso estoque é suficiente para manter nossos atendimentos aos pacientes oncológicos para este mês. 

Diante desta situação, o Presidente da Fundação Carmem Prudente de MS-Hospital de Câncer de CG-MS Alfredo Abrão, Amilcar Silva Júnior, se reuniu na última sexta-feira (09/04/21) com o Secretário de Estado de Saúde de MS, Geraldo Resende e com o Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande-MS, José Mauro P. de Castro Filho, solicitando auxílio para a aquisição dos medicamentos. 

Durante a reunião as autoridades da saúde sinalizaram o socorro, para a regulação dos pacientes juntamente com os medicamentos necessários para as admissões dos mesmos, que deverão ser providenciados o mais breve possível. 

A partir de segunda-feira (12/04/21) iniciaremos o processo de importação de medicamentos da Europa, onde ainda é possível encontrar alguns produtos, porém é de conhecimento geral que são trâmites que não se resolvem com a rapidez que gostaríamos.

Diante desta situação crítica, a FCPMS-HCAA agradece o apoio dos Secretários de Saúde, dos colaboradores e dos nossos pacientes. Esperamos com confiança vencer mais esta batalha em prol da vida, junto a todos os parceiros nesta jornada solidária pela saúde e vida. 

Amilcar Silva Júnior

Presidente da FCPMS-HCAA

Tag3 - Desenvolvimento Digital