NOTÍCIAS

07/07/2020 | 10h46

Prevenção ao câncer de cabeça e pescoço é o tema do julho verde

Em 2020 serão diagnosticados 21 mil casos da doença

|
Compartilhe:

O Julho Verde é o mês dedicado a campanhas de prevenção o câncer de cabeça e pescoço, são tumores que se originam de várias regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), seios paranasais. No dia 27 é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer é mais frequente em homens na faixa dos 60 anos e representam o segundo tipo da doença com maior incidência na população masculina e o quinto mais comum entre as mulheres. São cerca de 23 mil novos casos anualmente no Brasil.

No Mato Grosso do Sul serão em torno de 680 novos casos em 2020. Por ano, são realizados no Hospital de Câncer Alfredo Abrão mais de 5.800 procedimentos como consultas, cirurgias e tratamentos de radioterapia e quimioterapia para tratamento do câncer de cabeça e pescoço.

O Dr. Carlos Freitas, médico responsável pelo setor de cabeça e pescoço do HCAA informa que “a incidência desse tipo de câncer acomete pessoas a partir dos 40 a 70 anos, mas nos últimos anos tem aumentado o número de jovens com a doença. É o segundo tipo de câncer mais encontrado em homens e o quinto em mulheres”.

O especialista ainda diz que, “o principal fator de risco do câncer de cabeça e pescoço é o tabagismo e o etilismo, uso de bebida alcoólica crônica, os sintomas ou sinais podem começar com uma ferida na pele, na boca, garganta, pode ser um nódulo na face ou no pescoço, mudança de voz, sangramento pequeno pelo nariz, dor ou dificuldade para engolir, todos esses sintomas, quando eles perduram por mais de 2 a 3 semanas, precisa ser investigado”.

Quanto antes diagnosticado, maiores as chances de cura, se descoberto no início a cura se aproxima a 100% dos casos, quanto mais demora na procura de um médico, menores as chances de cura. Uma lesão pequena quase sempre com uma cirurgia o problema é resolvido, com um pequeno risco de sequela.


Prevenção

Você pode se prevenir do câncer de cabeça e pescoço com atitudes simples como o uso de chapéu, boné, filtro solar, bem como o hábito de evitar exposição nos horários de maior insolação contribui para reduzir o risco de câncer de pele na região. 

Evitar o tabagismo: quem fuma deve interromper o hábito, quem não fuma deve evitar ambientes com fumaça de cigarro. 

Evitar o consumo de álcool: suspender o hábito ou restringir a uma dose durante a principal refeição do dia. 

Na prevenção do câncer de orofaringe é fundamental a prática do sexo de forma segura e muito importante a vacinação contra o HPV para as crianças de ambos os sexos, antes do início da vida sexualmente ativa. 

Para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão conta com equipe multiprofissional especializada em cirurgia, quimioterapia, radioterapia e demais áreas de suporte e reabilitação como fonoaudiologia, nutrição, odontologia hospitalar, psicologia e serviço social. 


Tag3 - Desenvolvimento Digital