You are currently viewing Outubro – Rosa

Outubro – Rosa

Você sabia que 1 a cada 100 homens pode diagnosticar câncer de mama? Neste post você vai conhecer um pouco sobre os fatores que podem aumentar os riscos de um homem desenvolver câncer de mama:
Envelhecimento. Os homens são diagnosticados em média aos 72 anos.
Histórico familiar. Cerca de 20% dos homens com câncer de mama têm um parente próximo (do sexo masculino ou feminino) com a doença.
Mutações genéticas hereditárias. Alterações no gene BRCA2 têm um risco elevado, alterações no gene BRCA1 não é tão elevado quanto no gene BRCA2 e as alterações nos genes CHEK2, PTEN e PALB2 também podem ser causa por alguns tipos de câncer de mama em homens.
Síndrome de Klinefelter. A síndrome de Klinefelter é uma condição congênita que afeta 0,1% dos homens. A síndrome de Klinefelter têm testículos menores que o normal. Muitas vezes, eles são inférteis, por não produzirem espermatozoides funcionais. Eles têm baixos níveis de andrógenos e aumentados de estrogênios, por isso frequentemente desenvolvem ginecomastia. Homens com a síndrome de Klinefelter são mais propensos a ter câncer de mama do que homens sem a doença. Podendo aumentar o risco entre 20 a 60 vezes o risco de um homem.
Alcoolismo. O alto consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de mama em homens.
Doença hepática. O fígado desempenha um importante papel no metabolismo dos hormônios sexuais. Os homens com doenças no fígado, como cirrose, têm níveis relativamente baixos de andrógenos e níveis mais altos de estrogênio. Eles têm ginecomastia e um risco aumentado de câncer de mama.
Obesidade. Uma vez que as células de gordura do corpo convertem os hormônios masculinos (andrógenos) em hormônios femininos (estrogênios). Isso significa que os homens obesos têm níveis mais altos de estrogênio em seu corpo.
Condições dos testículos. Certas condições, como ter um testículo encarcerado, ter caxumba quando adulto ou tiver um ou ambos os testículos removidos cirurgicamente (Orquiectomia) pode aumentar o risco de câncer de mama masculino.
Agora que você já sabe os riscos que podem causar o câncer de mama masculino, fique atento para prevenção e cuide da sua saúde

Deixe um comentário