No momento, você está visualizando

Hospital de Câncer Alfredo Abrão abrirá o Outubro Rosa 2025 com mamografias gratuitas e inauguração de novo mamógrafo 3D

O Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão (HCAA) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer realizarão no dia 1º de outubro, às 9h, a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2025.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A solenidade contará com as presenças da Diretoria Executiva da Fundação, conselheiros, autoridades e convidados, e marcará também a inauguração de um mamógrafo com tecnologia de tomossíntese (mamografia 3D), um dos mais modernos no Mato Grosso do Sul para atendimento SUS. O setor de imagens do hospital conta também com outro mamógrafo, do programa Sesc Mulher para atender as mulheres preventivamente, e também durante os tratamentos. Ainda durante o evento, a Ong Fios de Luz de Belo Horizonte-MG, doará 300 perucas em prol das pacientes com câncer.

Mamografias gratuitas durante o Outubro Rosa

Com o objetivo de estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama — a neoplasia que mais mata mulheres no Brasil e no mundo — o HCAA ampliará o acesso ao exame de rastreamento durante o mês. Com apoio das Secretarias de Saúde do Município e do Estado, e do Sesc Mulher, a campanha será de 2 a 31 de outubro (exceto feriados), quando serão oferecidas 80 mamografias gratuitas por dia, de segunda a sexta-feira, para mulheres entre 40 e 65 anos. A campanha Outubro Rosa do HCAA será da seguinte forma:

  • Distribuição de senhas: a partir das 6h da manhã, por ordem de chegada
  • Local: Ambulatório HCAA – Rua Marechal Rondon, 1053
  • Exame realizado no mesmo dia
  • Documentos necessários: RG, CPF e Cartão SUS
  • Entrega dos resultados: em até 15 dias
  • Preparo: não é necessário preparo

O novíssimo mamógrafo que será inaugurado e também o da Sala Sesc Mulher serão dedicados à campanha.

Tecnologia inovadora: Mamografia 3D

O novo equipamento de tomossíntese capta múltiplas imagens da mama em diferentes ângulos e as reconstrói digitalmente, criando cortes de apenas 1 mm de espessura. Isso permite que os radiologistas “folheiem” o tecido mamário como um livro, aumentando a precisão na detecção de tumores, especialmente em mamas densas.

Principais benefícios:

  • Maior precisão na detecção precoce; Menos falsos positivos, evitando biópsias desnecessárias; Redução de reconvocações para exames complementares; Mais conforto para a paciente, com equipamento ergonômico.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional criado nos anos 1990 nos Estados Unidos, com o objetivo de salvar vidas por meio da conscientização e da detecção precoce do câncer de mama. No Brasil, a campanha é promovida anualmente aqui no HCAA, ampliando o acesso ao exame tão importante para detecção precoce da doença que pode salvar vidas.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células mamárias, formando tumores que podem ter evolução rápida ou lenta. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura. O tratamento é oferecido de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Estatísticas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina é o mais incidente em todas as regiões do Brasil. Para o triênio 2023-2025, estão previstos 73.610 casos novos, correspondendo a um risco estimado de 41,89 casos a cada 100 mil mulheres. No Mato Grosso do Sul, a estimativa é de 910 novos casos até 2025.

Deixe um comentário