Para contribuir com os resultados apontados na prevenção de combate ao câncer no mês do Outubro Rosa, a Diretoria Executiva da FCPMS-HCAA e a Energisa MS, concessionária de energia que atende 74 municípios do Estado, fecharam uma parceria para implementar o Projeto de Eficiência Energética no Hospital de Câncer de CG-MS Alfredo Abrão. Para dar início a implantação do Projeto de Eficiência Energética que começou a ser executado na última quinta-feira (27/10), a empresa realizou um amplo estudo luminotécnico e diagnóstico para avaliar os sistemas e equipamentos existentes no hospital para analisar os principais pontos que deverão ser renovados e/ou racionalizados.
O Projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética – PEE, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que incentiva o uso adequado e eficiente da energia elétrica, sem desperdícios. “Estamos sempre em constante busca pela modernização das nossas instalações, com economicidade e segurança, pois estamos aqui no hospital buscando salvar vidas. Além da atualização, como somos filantrópicos, o objetivo principal deste projeto é a redução de gastos com o consumo de energia elétrica na instituição”, ressaltou o Presidente da FCPMS-HCAA, Amilcar Silva Júnior.
Entre as ações previstas estão a troca de projetores e lâmpadas existentes por LED, muito mais econômicas; trocas de aparelhos de ar-condicionado com sistema antigo para outros mais novos, com tecnologia inverter que consomem menos eletricidade.
O diretor-presidente da Energisa MS, Marcelo Vinhaes, explica que o programa é de extrema importância porque volta a atenção para a saúde pública. “Temos a expectativa que os resultados cheguem logo à sociedade, até como uma forma de contribuir com o atendimento hospitalar e para redução dos gastos com energia. Sabemos que na próxima semana o hospital volta o seu olhar para a Campanha Novembro Azul de combate ao câncer de próstata e seguimos dando a nossa contribuição”, afirma.
Outra importante e significativa melhoria será a implantação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, que propiciará a geração de energia através do sol. Respeitando o meio ambiente, os materiais retirados passarão por processo de reciclagem e serão descartados de forma ecologicamente correta. Tudo será realizado pela parceira sem custos para o HCAA. Entre os benefícios previstos pelas novas as medidas estão: aumento da vida útil dos equipamentos, diminuir custos de manutenção e falhas nos equipamentos, além de grande economia de energia, com previsão de diminuição de pelo menos 30% ao mês.
“Mais um grande avanço a caminho da sustentabilidade e da vida. Agradecemos imensamente a Energisa pela parceria neste grandioso projeto que muito beneficiará o hospital e os nossos pacientes”, finalizou o Presidente Amilcar Silva Júnior.