O mês de novembro é internacionalmente reconhecido como o período dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Conhecido como Novembro Azul, o movimento busca promover ações voltadas à saúde do homem e incentivar o cuidado preventivo.
Em Campo Grande (MS), o Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão (HCAA) realizará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande / Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), uma das maiores campanhas preventivas do Estado. A OCB/MS e Sicredi também apoiam o evento com a doação de camisetas alusivas à campanha para os funcionários do hospital.
A cerimônia oficial de abertura foi realizada em 03/11/25 no Ambulatório do HCAA, com a presença de autoridades, profissionais da saúde, colaboradores e convidados.
A presidente do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, Sueli Lopes Telles, destaca o pioneirismo da instituição na realização da campanha:
“O HCAA foi o precursor do Novembro Azul em Mato Grosso do Sul. Já são dez anos de campanhas ininterruptas, com mais de 20 mil exames realizados nessa década. O resultado mais importante são as vidas salvas graças ao diagnóstico precoce e ao acesso rápido ao tratamento. Nosso compromisso é continuar ampliando esse cuidado e estimulando os homens a vencerem o preconceito e cuidarem da própria saúde”, afirma Sueli Lopes Telles.
O diretor técnico e urologista do hospital, Dr. Marcelo Vilela Brandão, reforça que a campanha é um convite para que os homens adotem o hábito do cuidado regular com a saúde:
“O exame de PSA é o primeiro passo — um start — para que o homem comece a fazer seus exames periódicos, assim como as mulheres fazem seus check-ups ginecológicos. O PSA é importante, mas não é o único. Mesmo quando o resultado do PSA está normal, o toque retal é necessário, pois ele permite detectar alterações que o exame de sangue pode não mostrar. Além disso, existem outros exames complementares que ajudam no diagnóstico precoce não só de câncer, mas de outras doenças. O importante é quebrar tabus e entender que prevenir é o melhor caminho. O Novembro Azul é uma grande oportunidade e um alerta para isso”, explica o médico.
Atendimento e Exames Gratuitos
A partir do dia 4 de novembro (terça-feira), o HCAA passa a oferecer até o dia 28/11 exames gratuitos de PSA (sangue) para homens com idades entre 45 e 75 anos.
Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, com distribuição de 100 senhas diárias, a partir das 5h da manhã, no Hospital de Câncer Alfredo Abrão — Rua Marechal Rondon, nº 1053, Centro, Campo Grande/MS.
Preparo para o exame:
- Jejum de 4 horas;
- Não ter relações sexuais por 72 horas (3 dias);
- Não realizar atividades como andar: de bicicleta, moto ou cavalo (montaria).
Graças à parceria com a Prefeitura de Campo Grande e a SESAU, os resultados poderão ser retirados diretamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), em até 7 dias.
Na UBS, um profissional da saúde analisará o resultado e, se houver suspeita, o paciente será encaminhado para investigação e tratamento, por meio do Sistema de Regulação (SISREG) da SESAU.
Dados e Estatísticas
De acordo com a estimativa 2023–2025 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais incidente entre os homens brasileiros — atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
- 71.730 novos casos por ano no Brasil;
- 1.230 novos casos anuais em Mato Grosso do Sul.
Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata apresenta índices de cura de até 90%.
Entenda a Doença
A próstata é uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela produz o líquido seminal, que auxilia no transporte e nutrição dos espermatozoides. O câncer de próstata ocorre quando as células dessa glândula passam a se multiplicar de forma descontrolada, formando um tumor.
Fatores de Risco
- Histórico familiar (pai ou irmão com diagnóstico antes dos 60 anos);
- Homens negros (maior incidência e mortalidade);
- Obesidade;
- Exposição ocupacional a substâncias químicas como aminas aromáticas, arsênio, derivados de petróleo e fuligem (Fonte: INCA).
Sintomas
Nos estágios iniciais, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas.
Sinais de alerta incluem:
- Dor ou ardor ao urinar;
- Dificuldade para iniciar ou manter o fluxo urinário;
- Micção frequente, especialmente à noite;
- Disfunção erétil;
- Presença de sangue na urina ou no sêmen;
- Dores ósseas (costas, quadris ou coxas), nos casos mais avançados.
*Outras doenças benignas da próstata, como a hiperplasia prostática, podem causar sintomas semelhantes. Somente o médico pode realizar o diagnóstico correto.
Exames Preventivos
- PSA (Antígeno Prostático Específico): exame de sangue simples que mede a substância produzida pela próstata. Valores acima de 4 ng/ml exigem investigação médica.
- Toque Retal: exame rápido e seguro que permite avaliar o tamanho e a consistência da glândula.
- Ultrassonografia: exame de imagem usado para identificar alterações no tamanho e na estrutura da próstata.
Tratamento
Confirmado o diagnóstico, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia ou tratamento hormonal, de acordo com o estágio da doença e as condições clínicas do paciente. A escolha é feita de forma individualizada, após discussão entre médico e paciente.
Serviço
Local: Hospital de Câncer Alfredo Abrão – Rua Marechal Rondon, 1053, Centro- Campo Grande/MS
Abertura da campanha: 3 de novembro, às 9h
Exames gratuitos: a partir de 4 de novembro
Distribuição de senhas: a partir das 5h (100 senhas/dia)
Público-alvo: homens de 45 a 75 anos
