You are currently viewing Campanha Novembro Azul HCAA

Campanha Novembro Azul HCAA

O mês de novembro é marcado internacionalmente com atividades voltadas à conscientização e a importância do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata. Conhecido como “Novembro Azul” o movimento que incentiva ações voltadas à saúde do homem será intensificado em Campo Grande-MS com uma campanha realizada pelo Hospital de Câncer de Campo Grande- Alfredo Abrão, que realizará gratuitamente exames PSA (sangue) em homens na faixa dos 50 aos 75 anos.
Os interessados poderão vir ao hospital a partir do dia 8 de novembro com os seguintes preparos:
•Jejum de 4 horas:

  • Sem relação sexual por 72h;
  • Sem atividade de montaria (andar de bicicleta, moto, cavalo, etc).

Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas (100 por dia), a partir das 5h. Os resultados poderão ser retirados em 15 dias úteis. Casos suspeitos serão investigados, e, se detectados, serão encaminhados para tratamento.

Estatísticas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A previsão é de 65.840 novos casos desse tipo no País, e em Mato Grosso do Sul estão previstos 1.240 casos novos desta neoplasia. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%.

Próstata
Glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino produzindo (secretando) um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxilia no transporte dos espermatozóides. Ela é um órgão muito pequeno (formato de castanha) e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Câncer de próstata
É um tumor que se desenvolve quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente.

Riscos
Fazem parte do grupo de risco homens que:

  • Possuem histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmãocom câncer de próstata antes dos 60 anos);
    • Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
    • Obesidade;
    •Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata (*fonte Inca).

Sintomas
Em estágio inicial o câncer de próstata geralmente não causa sintomas, por isso é importante consultar-se com um médico e realizar os exames periodicamente. Mas deve-se ficar atento a alguns sintomas como:

  • Dor ou ardor durante a micção;
    •Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção frequente ou incontinência;
    •Disfunção erétil, impotência;
    •Sangue na urina ou no esperma;
    •Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
    •Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

*É importante ressaltar que outras doenças e também benignas da próstata, como hiperplasia prostática, podem apresentar os mesmos sintomas. Por isso é importante procurar um médico especialista para fazer o diagnóstico correto. Quanto mais cedo procurar o médico e fazer tratamento, maior é a chance de cura.

 Exames
Os exames mais utilizados atualmente são:

  • PSA-É um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA (Antígeno prostático específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. A maioria dos homens saudáveis​​têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.
  • Toque retal–Com este exame o médico pode avaliar o tamanho da próstata através do toque retal, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido e causa apenas um leve desconforto.
  • Ultrassonografia– A ultrassonografia ou ecografia da próstata é feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.

Tratamento
Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Deixe um comentário