You are currently viewing Hospital abre o Julho Verde com entrega de laringes eletrônicas para pacientes sem voz em função do câncer

Hospital abre o Julho Verde com entrega de laringes eletrônicas para pacientes sem voz em função do câncer

Julho Verde: Hospital de Câncer de Campo Grande- Alfredo Abrão alerta sobre importância da prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço

O Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão (HCAA) realizou hoje (05/07/23) a abertura do mês de conscientização sobre a importância da detecção e tratamento precoces do câncer de cabeça e pescoço. Na oportunidade, foram entregues as 5 primeiras laringes eletrônicas para pacientes laringectomizados, que são aqueles nos quais houve a necessidade de remoção total ou parcial da laringe para tratar câncer de pescoço/laringe, afetando total ou parcialmente a voz. Com isso, os pacientes poderão voltar a se comunicar, pois o aparelho reproduz a fala a partir da produção de vibração pelo aparelho, que é transmitida através dos tecidos externos do pescoço ou bochecha.  Os equipamentos portáteis foram entregues gratuitamente para pacientes SUS, ação pioneira no Estado do Mato Grosso do Sul. Além disso, durante todo Julho Verde o hospital multiplicará informações sobre a doença através de suas redes sociais e meios de comunicações buscando reforçar a importância da detecção precoce que pode salvar vidas. Quando detectada no início as chances de cura ultrapassam 80%.

Sobre o Julho Verde no Brasil

Foi sancionada no Brasil a Lei 14.328/22 que instituiu oficialmente JULHO como o Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Originada no Projeto 400/19, a lei foi publicada em 25/04/22 no Diário Oficial da União. Estabelece que o mês de JULHO deva ser dedicado às campanhas informativas de esclarecimento sobre o câncer de cabeça e pescoço, com estímulo a busca pelo diagnóstico precoce da doença, o que aumenta as chances de cura ou sobrevida. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que em média 76% dessas neoplasias só são diagnosticadas em estágio avançado, o que dificulta a cura. Internacionalmente o dia 27 de julho é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A data foi criada pela International Federation of Head and Neck Oncologic Societies (IFHNOS), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Campo Grande-MS, o Hospital de Câncer de Campo Grande- Alfredo Abrão (HCAA) realiza o tratamento e presta assistência na área de câncer de cabeça e pescoço, com Cirurgião Oncológico especialista em Cabeça e Pescoço, Dr. Carlos Freitas e equipe multiprofissional especializada com fonoaudiologia especial, Dr. Anderson Borges de Carvalho e médicos,  enfermeiros e técnicos, quimioterapia, radioterapia e demais áreas de suporte e reabilitação como odontologia hospitalar, enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e serviço social.

Estatísticas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a previsão é de 39.550 novos casos dos cânceres de Boca/Cavidade Oral, Laringe e Tireoide anualmente no País. Os cânceres de boca e laringe são os mais frequentes entre os homens. Já nas mulheres prepondera o câncer da tireoide. Veja no quadro abaixo as estimativas do INCA:

ESTIMATIVA PARA 2023 NO BRASIL

  • Boca (cavidade oral) = 15.100, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres
  • Laringe = 7.790, sendo 6.570 em homens e 1.220 em mulheres
  • Tireoide = 16.660, sendo 2.500 em homens e 14.160 em mulheres

 

TOTAL = 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, sendo 19.970 em homens e 19.580 em mulheres.

 ESTIMATIVAS PARA MATO GROSSO DO SUL 2023

Câncer cavidade oral
Estimativa neoplasias cavidade oral para Mato Grosso do Sul: 180 (sendo 130 em homens, e 50 em mulheres)

Câncer de Tireoide
Estimativa neoplasias Tireoide para Mato Grosso do Sul: 190 novos casos (sendo 170 em mulheres e 20 em homens).

Câncer de Laringe
Estimativa neoplasias de Laringe para Mato Grosso do Sul: 140 (sendo 120 em homens e 20 em mulheres).

TOTAL MS: 510 novos casos

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBPC) nos últimos anos a infecção pelo papilomavírus (HPV) tem contribuído, para aumento na incidência da doença através de contágio por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais. A prevenção é importante, para isto a pessoa deve estar sempre atenta aos sintomas e caso perceba algum deles deve procurar um médico ou dentista (nos casos de boca) que encaminhará para o especialista para o tratamento adequado.

Câncer de Cabeça e Pescoço

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais. Por falta de conhecimento dos sintomas, o diagnóstico é muitas vezes tardio. Tabagismo e excesso de álcool aumentam as chances de desenvolver a doença.

Principais Fatores de Risco

Para o câncer de cavidade oral (boca)

  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Exposição ao sol sem uso de protetor labial
  • Infecção por HPV (Papolomavírus Humano)

Para o câncer de tireoide

  • Dieta pobre em iodo
  • História de irradiação do pescoço
  • Radioterapia em baixas doses (principalmente na infância)
  • História familiar de câncer de tireoide
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Exposições hormonais
  • Poluentes ambientais

Para o câncer de laringe

  • Tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e produtos feitos por rolos)
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
  • Excesso de gordura corporal
  • Exposição ocupacional de alguns elementos como pó de madeira, produtos químicos utilizados na metalurgia, petróleo, plásticos, indústrias têxteis e o amianto

    Sintomas

Observe os sinais e/ou sintomas abaixo. Se alguns deles aparecerem e evoluírem sem melhorar por mais de duas semanas, pode ser câncer e a pessoa deve procurar ajuda do serviço de saúde, de seu médico, e nos casos da boca um dentista.
As principais formas de aparecimento do câncer de cabeça e pescoço são:
•Feridas no lábio, boca, língua, garganta ou pele por mais de 15 dias;

  • Nódulo/caroço no pescoço ou face;
    •Dificuldade ou dor para engolir persistentes;
    •Voz rouca ou fraca por mais de 15 dias;

Exames e Tratamento

O diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço é clínico e dever ser realizado por um profissional especializado (médico/cirurgião oncologista, cirurgião dentista especializado). A confirmação é feita por biópsia e podem ser necessários outros exames para avaliação do estágio da doença e do melhor tratamento a ser indicado.

Confirmada a doença, o médico pode indicar cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, que podem ser utilizados de forma combinada ou isolada. A escolha do(s) tratamento(s) mais adequado deve ser individualizada conforme o estágio da doença, e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Prevenção
O melhor caminho é a prevenção, com hábitos de vida saudáveis e periodicidade nas consultas médicas. Veja algumas dicas de como se prevenir contra o câncer de cabeça e pescoço:

  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ter alimentação saudável rica e balanceada com consumo de frutas, verduras e legumes;
  • Manter boa higiene bucal;
  • Usar preservativo (camisinha) na prática de sexo oral;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Vacinação HPV para meninos entre 11 e 14 anos e meninas entre 9 e 14 anos.

Deixe um comentário