You are currently viewing Hospital Sírio Libanês qualifica HCAA em Cuidados Paliativos Proadi-SUS

Hospital Sírio Libanês qualifica HCAA em Cuidados Paliativos Proadi-SUS

O HCAA está participando do projeto de Cuidados Paliativos do Proadi SUS com mentoria do hospital Sírio Libanês e apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O objetivo é capacitar as equipes e implementar protocolos de Cuidados Paliativos na instituição. Na primeira etapa do programa, entre os dias 23 a 25/05/23, recebemos a equipe do hospital Sírio Libanês para a abertura oficial com apresentação da metodologia para a Diretoria e equipe multiprofissional do HCAA. Além disto, a programação contou com a realização de oficinas para diagnóstico de cultura organizacional, reunião de alinhamento com a Diretoria do HCAA e visita técnica nos setores envolvidos. Os profissionais do Sírio Libanês nos acompanharão nas próximas fases que serão desenvolvidas ao longo deste ano. Com a implantação do projeto espera-se melhorar a qualidade e segurança, com impacto positivo para os pacientes e familiares. Busca-se ainda melhorar a gestão e fomentar cuidado centrado no paciente com foco na qualidade da assistência, otimizando também a alocação dos recursos, o trabalho em equipe e a comunicação, produzindo e compartilhando conhecimento. Estiveram presentes a Gerente de Doenças Crônicas da SES-Michele Borsoi e do Hospital Sírio Libanês: Leonardo B. Hoffmann- Psicólogo, Dra. Joana Nunes- Médica, Ana Paula Maiello-Enfermeira. Do HCAA: Vice-Presidente, Sueli L. Telles, o Diretor Geral- Dr. Gustavo Mendes Medeiros, o Coord. Administrativo- Amilton F. Alvarenga e a Coord. Enfermagem Laiane Procópio e equipe multiprofissional.

Sobre o Projeto Cuidados Paliativos Proadi-SUS: O programa tem como objetivo capacitar equipes do SUS e implementar protocolos de Cuidados Paliativos em hospitais, ambulatórios dentre outros, distribuídos pelo País para melhorar a qualidade e segurança das unidades de saúde e impactar positivamente na saúde dos usuários (pacientes e familiares).

Cuidados Paliativos: De acordo com a OMS o cuidado paliativo é a prática em que uma equipe multidisciplinar trabalha para promover qualidade de vida, aliviar os sintomas da doença e trazer conforto para familiares de pacientes com doenças crônicas ou em estágio avançado.
Fonte: Proadi-SUS

Deixe um comentário